Selecionamos uma lista com 9 alimentos fundamentais para as crianças e alguns substitutos, caso elas não gostem de alguns deles.
- Ovo – Fonte de proteínas e vitamina (colina) importantes para a função cerebral.Substituição: Salmão, quinoa, fígado e amêndoas.
- Sardinha – O peixe está repleto de cálcio e ômega 3. Auxilia na formação dos músculos e dos ossos, e ainda protege o coração.
Substituição: Atum ou salmão - Iogurte – Fonte de proteínas e cálcio. Também contribui para o equilíbrio do trato gastrointestinal.
Substituição: Leite e queijos magros. Já os benefícios à flora você encontra no leite fermentado e kefir. - Brócolis – Tem compostos que ajudam a combater inflamações, fortalecer os ossos, manter o sistema nervoso saudável e auxiliar na digestão.
Substituição: Couve-flor, couve ou repolho. - Abacate – Ajuda na absorção de nutrientes, possui grande quantidade de antioxidantes, mantém o bom colesterol e fornece energia para garantir o pique.
Substituição: Castanha-do-Pará ou de caju. - Arroz e feijão – A combinação é perfeita, pois um completa o outro na questão dos aminoácidos.
Substituição: Purê de batata e lentilha. - Cenoura – Rica em vitamina A, importante para a saúde dos olhos e da pele.
Substituição: Espinafre, batata doce e abóbora. - Carne – Além de fontes de proteínas, fornece diversos nutrientes importantes para o desenvolvimento da criança, como ferro e zinco.
Substituição: Filé de frango, peixe, ovo ou proteína vegetal, como grão-de-bico. - Quinoa – Beneficia o sistema nervoso, a manutenção muscular, síntese de hormônios e a formação dos ossos.
Substituição: Grãos como amaranto, aveia e arroz.
Fonte: Revista Crescer – Com alterações e revisão da nossa nutricionista, Mara Dallyane Barreto.